Artigos

Muitos Amigos e Pouco Dinheiro

Clique Aqui para ver a versão para imprimir

Um dos grandes dilemas é equilibrar o número de convidados com o orçamento que pretende gastar com o seu casamento.

 

Casamento é bom, muito bom. Mas, cá entre nós, também é caro. Acrescentar, em um papel, as diversas despesas que surgem com a organização do evento e, paralelamente, tirar o montante equivalente da conta bancária geram certo “pânico” e a duvida constante: Será que vai dar?

 

 

Uma dica importante é: Priorize os detalhes que você acredita serem mais importantes e seja prudente com relação aos gastos. Não queira fazer um super casamento para quando voltar da lua de mel não ter dinheiro para comprar comida.

 

 

Seja prudente, ou seja, não vá fazer uma festa de 50 mil reais se você vai morar de aluguel. Saiba definir o que é prioridade. Um dos motivos que mais causa o divórcio é a questão financeira. Então realmente é melhor pensar bem para não acabar com o tiro saindo pela culatra.

 

Dicas de como Economizar no Casamento

Uma festa de casamento bonita, não significa necessariamente que a festa tem que ser cara. Com um pouco de cuidado e atenção a pequenos detalhes, você pode economizar em alguns itens e fazer a sua festa ser um sucesso. Quer fazer uma festa de casamento barata? Veja nossas idéias, dicas e sugestões de um casamento sem muitos gastos.

Convites de Casamento
Façam vocês mesmos seus próprios convites de casamento. Os convites não precisam ter muitos detalhes desnecessários – lembre-se que a maioria dos convidados recebem os convites e só vêem naquele momento, depois ele vai pro fundo da gaveta ou pro cesto de lixo. A simplicidade também fica de bom gosto. Você pode ser a calígrafa dos seus convites se tiver uma letra bonita e fique atenta aos erros de ortografia – se não quiser fazer à mão, faça no computador, existem várias fontes grátis e muito bonitas para serem usadas num convite (duas fontes muito utilizadas são Antique Roman e London Script). Ah, e não esqueçam de como direcionar os convites de maneira correta aos seus convidados.

Ajuda dos Amigos
Aceite ajuda das amigas e familiares. Todos irão se sentir especiais em compartilhar esses momentos. Aceite, por exemplo, uma casa de algum amigo que seja bonita e que comporte uma festa ou aceite a ajuda de alguma pessoa próxima que tenha dotes culinários para fazer os docinhos, salgadinhos, bolo da noiva, bem casados, etc. Não esqueça de sempre agradecer o carinho das pessoas que estão lhe ajudando. Ofereça um jantar especial em sua casa logo após a lua de mel. Todos ficarão muito felizes.

Comida
Os horários mais baratos para se fazer a recepção são de manhã e a tarde. Ao invés de servir um jantar completo, você poderá servir um coquetel ou um Bolo com Champanhe com uma mesa de frios, o que torna uma recepção mais leve – também para o bolso. Sem falar que a redução de bebidas alcoólicas nesses horários, diminuem bastante no orçamento.

Bebidas
Uma opção para inovar nas bebidas, é usar o champanhe com vários tipos de sucos naturais formando assim os coquetéis de diversos sabores e cores. Além de gostoso, visualmente fica muito bonito. Saiba também o cálculo certo de bebidas para uma festa para não faltar e nem sobrar.

Bolo e Doces
Em alguns casamentos, muitas vezes o bolo da noiva sobra. O motivo é que, com tantos doces, o bolo acaba sendo dispensado. Então, a sugestão é que diminua a quantidade de doces para poder distribuir o bolo do casamento aos seus convidados. E os doces nem farão falta – mas não deixe de tê-los à sua mesa, ok? Voltando ao bolo de casamento, encomende dois, um bem bonito para cortarem na hora das fotos e o outro de mesmo sabor, só que menos elaborado e sem efeites (mais barato) para oferecer com uma calda de chocolate aos convidados.

Fotografia
Reúna vários amigos e convidados e peçam pra que eles tirem várias fotos do seu casamento. Ou para melhor organização, escolha um único amigo para ser responsável por essa tarefa. Hoje em dia, as máquinas digitais fazem milagres e tiram fotos com bastante qualidade. Mas é sempre aconselhável ter algum fotógrafo profissional para se ocupar dessa tarefa. Você pode economizar juntando ao álbum as fotos de seus amigos, poupando na quantidade de fotos do profissional. Para um efeito mais artístico, tire fotos em preto e branco ou sépia. Não se esqueça de estar sempre bem para poder sair nas fotos.

Música
Evite as bandas e djs, para quem prefere um casamento barato. As grandes bandas e dj’s cobram um valor relativamente alto para uma festa de casamento. A opção seria uma música ambiente, ou algo mais íntimo como amigos músicos que possam tocar alguma música que os noivos queiram. Você pode também improvisar um dj, gravando as suas músicas prediletas e tocá-la na sua recepção. Se alguém na família souber cantar, convide-a para fazer uma apresentação na cerimônia.

Decoração das Mesas
Troque os tradicionais centros de mesa florais por ramos de cereais (trigo, por exemplo), pinte os galhinhos com spray prateado. Use ervas aromáticas, como alecrim, cereja, maças. Fica um charme. Uma outra opção é que você mesma faça seus arranjos.

Lembrancinhas do Casamento
Economize nas lembrancinhas do casamento comprando lembranças mais baratas, que tenham a ver com a cara dos noivos. Ou, se preferir, invista nos bem-casados como lembrancinha e envolva-o em uma embalagem bem caprichada que você mesma pode fazer.

Lua-de-Mel
Pesquise antecipadamente o pacote de lua-de-mel. Não vá só pelos lugares “da moda”, existem outras opções muito mais baratas e que irão aproveitar da mesma forma. Veja também que os meses de dezembro, janeiro, junho e julho são os meses mais caros para viajar.

 

Data: 29/07/2009 ás 10:59:58

Fonte: Artigo Original do Festare.com.br

 

Receba o Ebook!


* Nome:
*  Email:
*  Verificar:


Enquete

O que você considera mais importante em um Evento ?