Archive for novembro, 2009

Dicas de Aniversário Infantil – 10 dicas p/ organizar uma Festa de Aniversário Infantil

novembro 27, 2009

Geraldo Moacir Soares
mff@mariafumacafestas.com.br
www.mariafumacafestas.com.br

Aqui vão 10 dicas importantes, para que a sua festa de aniversário aconteça de forma harmoniosa, considerando que eventualmente, pode ser que seja a sua primeira experiência como organizador(a) do evento. É bom ficar atento para alguns detalhes.

1) A Escolha do Tema – Em aniversários de crianças, a escolha da mesa temática (ou do tema) é a atividade que mais consome tempo, principalmente se o patrocinador da festa (geralmente o pai ou a mãe da criança aniversariante) ainda não tem o tema bem definido.

Vale a pena pedir opinião de quem conhece o assunto. Sugestões de pessoas mais experientes poderão ajudar na definição. Se for possível, procurar sempre visualizar as mesas temáticas já pré-montadas ou ter acesso a fotografias (convencionais ou eletrônicas – disponíveis através de slides no computador).

É bom ficar bem atento aos detalhes como: cores, a sintonia das toalhas de acabamento das mesas temáticas e do painel decorativo (que normalmente acompanha a locação), a representatividade das peças que compõem as mesas decoradas e os componentes das mesas temáticas.

Muito importante: não deixar a escolha do tema para a última hora.

O ideal é fazer a reserva da mesa temática com uma antecedência de 90 (noventa) dias, para não correr o risco de não conseguir fazer a locação do tema desejado ou de acordo com os convites que eventualmente, já foram distribuídos aos convidados.

Os temas da moda, normalmente são os mais procurados, principalmente pela influência dos programas televisivos infantis. Planejar é necessário, sempre com a visão do todo.

Outro fato interessante é que a escolha do tema para aniversários de crianças de 1 (um) até 2 (dois) anos, normalmente é feita pelos pais. A partir dos 3 anos, a própria criança prefere escolher o seu tema e costuma não aceitar a opinião dos pais.

2) Os Convites – Escolher um modelo de convite que tenha beleza e qualidade de apresentação é muito importante, por ser aí o cartão de entrada da festinha de aniversário.

O tema do convite precisa ter uma sintonia bem afinada com o tema da mesa temática escolhida.

As lojas que fazem a locação de itens temáticos já oferecem os convites com os temas alusivos.

Solicitar orientação nas lojas de locação é sempre bom para que a escolha seja a mais acertada, considerando que as pessoas que ali trabalham, lidam com esse assunto a todo momento.

Entretanto, a escolha é sempre sua e deve prevalecer aquilo que te encanta.

Se optar por fazer um convite exclusivo com a foto da criança, antes de obter a versão final, faça questão de ver a prova das amostras antecipadamente, para evitar surpresas desagradáveis com o produto final.

3) As Lembrancinhas – Uma festinha de aniversário infantil que se preza oferece sempre uma Lembrancinha de Mesa (ou uma recordação do aniversário) à altura do evento.

Esse item reflete bem e registra o aquele “momento”.

Porém, a escolha da lembrancinha requer muito critério (normalmente, as mães são bem mais atenciosas neste quesito).

Ficar atento para a harmonia e sintonia com o tema, o acabamento, a segurança, o tipo de material utilizado (não pode ser tóxico, se for utilizada tinta na pintura, tem que estar bem seca e não pode manchar se molhar), as cores tem que ser bem vivas, a quantidade tem que ser adequada (importante, pois se a lembrancinha for exclusiva, pode custar bem mais caro solicitar peças adicionais).

Ter uma reserva entre 10 a 20% (dez a vinte por cento) a mais é recomendado, pois pode aparecer na festinha aquela visita inesperada.

Algumas pessoas, por questões econômicas ou por uma definição pessoal, optam por fazer a própria lembrancinha. Isso é bastante salutar, pois pode ser um bom exercício para mostrar a sua criatividade.

Entretanto é preciso ter habilidade para lidar com o assunto, pois os convidados notam e comentam sobre: o acabamento, a combinação de cores, o material utilizado, a harmonia, e assim por diante).

Reserve sempre uma lembrancinha para você (papai ou mamãe da criança aniversariante), porque aquele momento não se repete!

4) O Local da Festa – Fazer a festa de aniversário de criança em apartamento não é muito conveniente.

O ideal é utilizar o salão de festas do prédio, por ser mais adequado e ter um custo mais acessível.

Quando este for o caso, atentar para os horários e as regras do condomínio ou da administração do salão de festas. Existem atualmente, diversos salões de festas para locação em locais específicos com preços bastante variáveis, de acordo com a infra-estrutura disponível.

A escolha deve levar em conta: a localização, o acesso, o estacionamento para os convidados, as instalações (hidráulicas, elétricas e sanitárias) a luminosidade, a segurança (de maneira geral), a acústica e a aparência (o visual do local).

Ao fazer a locação do salão de festas, atentar para os detalhes que estão registrados no contrato de locação, para evitar surpresas futuras na hora de fazer a entrega do salão (devolver o salão).

Conferir atentamente tudo aquilo que está sendo locado (ou liberado para o uso) e, de preferência deixar alguém responsável para fazer o check-list do recebimento e da devolução do salão e ou dos acessórios/equipamentos locados.

A reserva deve ser feita com bastante antecedência, principalmente porque o endereço do mesmo tem que ser citado nos convites (para isso, se o local não for popular, fazer um mapa de maneira a deixar bem claro como os convidados podem chegar até o local do evento).

Nunca abra mão de visitar o local antes de ratificar a locação. Fique sempre atento(a) a todos os itens registrados no contrato (as cláusulas devem ser bem claras e de fácil entendimento).

Já é uma prática de mercado a exigência de Cheque-caução para garantir o acerto final da contratação e inibir a possibilidade de danificação dos bens locados.

5) As Comidas e Bebidas – Este item é de fundamental importância, principalmente porque existe a necessidade de se fazer a escolha certa do fornecedor.

Se a comida for feita no próprio local, atentar bem para os cuidados de higiene, acomodação e de segurança.

Escolher, preferencialmente a comida de acordo com as condições climáticas, devido à sensibilidade de alguns ingredientes ou da mistura destes.

Ficar atento às bebidas, pois crianças não tem noção para distinguir entre um refrigerante e certas bebidas alcoólicas. O uso de copos, talheres, pratos e garrafas descartáveis é o mais recomendado, por questões de higiene e para se evitar possibilidades de pequenos acidentes.

Maior praticidade se tem utilizando os serviços especializados em buffet.

As recomendações básicas são as mesmas do item anterior ao se contratar um serviço de buffet (escolher bem o fornecedor, de preferência aquele que tenha boas referências).

É muito comum as empresas especializadas em serviços de buffet oferecerem a degustação dos produtos que são oferecidos. É uma boa oportunidade para dirimir eventuais dúvidas.

6) Checando todos os itens – Faça sempre uma checagem de tudo com antecedência.

Um bom planejamento não pode literalmente ir por “água abaixo” em função de um pequeno detalhe que você se esqueceu.

Já imaginou, no auge da festa se falta o guardanapo, ou o copinho para o refrigerante, ou o fósforo para acender a velinha? É muito fácil fazer este check list. Basta se antecipar imaginando que o evento vai começar (ou já começou) e as coisas estão acontecendo.

7) Atendendo aos seus convidados – Os seus convidados são muito importantes e tem que ter toda a atenção.

Afinal de contas eles te prestigiando e atenderam ao seu convite. Esboce sempre um sorriso, dando atenção a todos, na medida do possível, mesmo sabendo que a sua responsabilidade com o evento é muito grande.

Procure fazer “um social” com eles. Se for possível, vá recebê-los na chegada e durante os cumprimentos, agradeça-os por terem vindo.

8) Como se conduzir durante a Festa – Você programou a festa, tudo prontinho, muita expectativa.

Os convidados começam a chegar.

Será que vai dar tudo certo? E agora, como devo me comportar? Deixar as coisas acontecerem e “seja o que Deus quiser”. Bem, pode até ser assim.

Entretanto se você parar um pouquinho para pensar, alguns dos quesitos abaixo podem ser planejados com antecedência, de maneira a evitar eventuais transtornos.

Vejamos alguns exemplos:

. Gestão dos serviços dos garçons, recepcionistas, seguranças, fotógrafos, animadores, pessoal da limpeza, etc. –> pode ser muito simples, se você delegar estes assuntos para alguém que vai te dar um suporte durante o evento.

Dessa maneira, apenas aquilo que for muito crítico seria passado para você tomar a decisão.

.Aconteceu um incidente (algum convidado se desentendeu com outro, alguém se escorregou e caiu, faltou água ou energia, etc. –> Imagine que isso pode acontecer. E se acontecer, você dever ter a serenidade para encarar da melhor forma e resolver discretamente. Fazer alardes, nem sempre ajuda em horas como esta.

. Faltou comida ou bebida, o que fazer? O ideal é prever que isso poderá acontecer e durante o planejamento da festa pensar em uma contingência como –> atendimento emergencial alternativo de forma discreta, para evitar o desconforto dos seus convidados; adquirir uma reserva para atender se necessário; deixar o seu fornecedor de sobreaviso, e assim por diante.Por mais incrível que possa parecer, qualquer um está sujeito a este tipo de imprevisto quando se está se oferecendo uma festa. Então, planejar com antecedência é a melhor forma.

Algumas pessoas se postam como, se faltar resolvo na hora.

Outras acham que nunca vai faltar. É bom ficar atento para não passar vexame.

Será que não seria melhor sobrar do que faltar? Já imaginou o que os convidados comentariam? Pense sempre em tudo com antecedência e curta também a festa, afinal você merece!

9) As Fotografias – O momento é único.

Nunca se esqueça disso. Se for o aniversário de 1o. aninho então nem se fala. Não deixe de registrar todos esses bons momentos.

Delegue com antecedência essa tarefa de fotografar (ou de filmar) a alguém em que você possa confiar e saber que essa pessoa sempre está atenta a tudo. Essa incumbência não pode ser sua, afinal você também é o ator (atriz) desse evento.

10) Como se conduzir após a Festa – A festa acabou e você está exausta(o).

A vontade é de abandonar tudo e ir descansar.

Talvez você possa até fazer isso mesmo, pois fez um planejamento tão abrangente que previu até ter uma pessoa para fazer o pós-festa. Mas nem sempre é assim, pois aqueles se propuseram a te ajudar também estão cansados, ou já até foram embora.

Parece que vai sobrar é para você mesma(o).

Não se desespere. Pense, por exemplo, que tem uma cláusula no contrato que você assinou com o clube, com o salão ou a casa de festas, que previa a entrega do ambiente em perfeitas condições.

E se você fez a locação do tema, das toalhas de convidados, mesas, cadeiras, peças de cenários, etc. Infringir as regras contratuais poderão gerar transtorno posteriormente.

Se não for esse o caso, dar uma geral no ambiente, mesmo que os demais detalhes sejam feitos depois, é sempre bom. Principalmente se a festa aconteceu na sua residência.

Lembrete: tente arrumar um tempinho para curtir também o pós-festa. Poderá ser bastante interessante você relembrar tudo que aconteceu.

Boa Festa!!!

Mais detalhes sobre este assunto e tudo sobre em Aniversário Infantil você encontra também em:
www.mariafumacafestas.com.br
www.temasinfantis.com.br
www.multidicas.com.br

Sobre o Autor

Professor – Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (autor da Dissertação de Mestrado “Compartilhamento de Conhecimento Utilizando a Intranet” – UCB-DF/2001). Co-autor do artigo: “Gerencia de Mudanças: Um Modelo Convergente para Empresas de Telecomunicações” (http://www.teleco.com.br/quemsomos.asp) – 2007.
Publicou os artigos: Planejamento Estratégico para Implementação da Metodologia de Documentação MDS nos Sistemas de Informação do FNDE – Revista RAP – 2000; CIO – Perfil e habilidades do novo executivo de Tecnologia da Informação – Revista III Jornada Produção Científica – Editora Universa – 1999; Intranets/ Extranets – Agilizando processos e negócios nas Empresas – Revista III Jornada Produção Científica – Editora Universa – 1999; Bug do Milênio – Planejamento para o teste dos sistemas eletrônicos automatizados – Revista III Jornada de Produção Científica – Editora Universa – 1999.
Consultor de TI, Analista de Sistemas com foco em Processos e Procedimentos, Orientador Educacional, Empreendedor e Pesquisador de assuntos relacionados ao segmento de entretenimento e Aniversário Infantil. É o responsável pela divulgação virtual e marketing eletrônico dos portais:
www.mariafumacafestas.com.br
www.temasinfantis.com.br
www.multidicas.com.br

Share This Post

Cuidados na hora de contratar profissionais para festa de formatura

novembro 26, 2009

Ricardo Sobradil

ricardosobradiel@bol.com.br
www.portalnovosnoivos.com.br

Para as turmas que estão terminando seus últimos períodos e ainda não contrataram
os profissionais para os eventos, esta é uma hora de vital importância

as escolhas

acomissão Formaturas pode optar em escolher profissionais para cada tipo de serviço, como, por exemplo:

Fotógrafos e Filmagens,

Salão, Buffets e Decoração

Bandas e Músicos para Culto e Colação e Baile

Convites, Canudos e Placas de homenagens

Becas e trajes

Ou contratar uma empresa que faça todos os serviços

CONSULTAS

Devido a reclamações sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados, é importante o papel do Procon, com quem a Comissão pode manter contato e verificar se consta algum tipo de reclamação contra a empresa.

DOCUMENTAÇÃO

São necessários alguns cuidados como solicitar documentação da empresa, por exemplo o contrato social, CNPJ, Certidão Negativa de Protestos, referências dos sócios e representantes, tempo de atuação no mercado, trabalhos já realizados, etc. e muita atenção no momento da assinatura do contrato.

CONFERINDO A QUALIDADE

Muitas empresas permitem a entrada de Comissão Formatura em seus bailes para avaliação de qualidade de prestação de serviços, e o momento é bem oportuno, pois a comissão pode conferir diretamente com os acadêmicos formandos a qualidade do serviço.

CUIDADOS IMPORTANTES DA COMISSÃO

Atentar para as cláusulas que falam a respeito dos serviços, estes devem estar explicitados de forma bem detalhada.

Se ocorrer quebra de contrato, a forma de rescisão e as penalidades para ambas as partes devem ser de conhecimento dos componentes da Comissão de Formatura.

Cuidar de todos os detalhes e acompanhar todas as etapas da organização da festa e da Colação de Grau.

A comissão deve defender os interesses de todos os formandos, o que significa fiscalizar o que foi firmado nos contratos.

ATENÇÃO

A contratação de empresa que providencie todos os serviços acaba obrigando a Comissão a aceitar as condições da organizadora.

“É importante a Comissão manter contatos com várias empresas, pois pode obter um melhor resultado e evitar futuros problemas, pesquisar preços e qualidade e vital”.

Esses cuidados são importantes, uma vez que boa parte das reclamações é voltada para pedidos de cancelamento do contrato devido à má prestação dos serviços.

Outro fator, é a atenção para a cláusula de rescisão, pois há reclamações registradas no Procon de formandos que quiseram desistir da formatura por motivos particulares e tiveram de pagar as despesas”.

O aluno poderá arcar com alguma despesa administrativa em função dos serviços estarem sendo planejados, mas o valor não pode ser abusivo.

“Há casos de reservas de salão que fazem com que a empresa planeje determinado número de alunos e a saída de um estudante significa encarecimento para os outros, nesse caso pode a empresa reter um valor como uma espécie de multa”.

É bom lembrar que, para analisar se o valor cobrado está sendo abusivo, o formando pode pedir orientação e ajuda ao Procon na leitura e avaliação das cláusulas dos contratos.

Sobre o Autor

Propagandista/publicitário, Consultor de marketing para profissionais do mercado de eventos no interior de S.P. facilitador de negócios Dir.Comercial do portal www.criancasefestas.com.br e www.portalnovosnoivos.com.br

Comentários (1)Cuidados na hora de contratar profissionais para festa de formaturapordirceu alberto teixeira, setembro 22,2008 Este artigo é excelente, pois da uma visão geral sobre como proceder ao contratar uma empresa prestadora de serviço (festa de formatura).

Minha filha forma no final de 2009 (Enfermagem) e a comissão de formatura já esta contratando uma empresa e eu estou enviando este artigo para que os oriente.

Excelente artigo.
Grato

Share This Post

A Maneira mais Econômica de Encontrar a Jóia para o seu Casamento

novembro 19, 2009

Roberto Sedycias
aviso@polomercantil.com.br
www.polomercantil.com.br

O uso da jóia vem desde longa data quando ela era predominantemente usada pelas pessoas.

Certamente que a jóia não é um modismo passageiro que se acaba com o passar de alguns anos.

Em verdade, com o surgimento de projetos inovados por muitos joalheiros, as pessoas ao redor do mundo estão usando jóias cada vez mais.

A jóia sempre teve um destaque importante nos acessórios de casamentos por culturas diferentes em todo o mundo.

Ela adiciona um brilho aos casamentos e fazem com que os usuários sintam-se extraordinariamente especiais.

Entretanto, o uso de jóias não está restrito apenas a ocasiões de casamento; muitas pessoas a usam porque elas estão sempre na moda.

Por causa da paixão popular por jóias, o número de fornecedores de jóias e variados tipos de jóias está sempre aumentando.

Comprar uma jóia durante os preparativos para um casamento pode sair bem caro.

Aqui vão algumas sugestões que podem ajudá-lo a encontrar uma compra alternativa da sua jóia.

1. Se você gostou muito de uma determinada jóia em particular, mas você acha que ela está acima do seu orçamento, você pode considerar a compra de uma jóia semelhante, mas que tenha materiais mais econômicos.

Por exemplo, cristais ou cubos de zircônia são uma boa alternativa para substituir as pedras verdadeiras. Elas não apenas parecem ser idênticas e sofisticadas como as legítimas, mas são também mais acessíveis ao bolso.

2. Se você quer apenas demonstrar sofisticação, prefira as jóias banhadas a ouro ou a prata em vez de platina ou de ouro puro.

Um observador casual não consegue diferenciá-las.

Isto pode ser uma boa opção para evitar que você gaste desnecessariamente com jóias durante casamentos.

3. Se você quer incluir pérolas sem gastar muito, você deve considerar pérolas de cultivo doméstico que são relativamente mais baratas do que outros tipos de pérolas.

Como alternativa você também pode considerar a compra de cristais em forma de pérolas.

4. Se você quer comprar várias jóias, você sempre pode pedir um desconto.

De fato, muitas lojas online oferecem bastante liberdade aos seus compradores quanto aos preços de jóias.

De modo que, você pode pensar em um desconto enquanto está comprando uma grande variedade de peças de jóias.

5. As lojas online como eBay oferecem uma maravilhosa variedade de peças de jóias baratas que estão disponíveis para leilões online.

Você pode usufruir desta opção e comprar algumas jóias legítimas sem ter que desembolsar grandes somas em dinheiro.

Mais ainda, o inventário de jóias muda de tempos em tempos nessas lojas online.

De modo que, se você não está totalmente satisfeito com uma determinada jóia, você poderá sempre voltar e procurar comprar nessas lojas algumas jóias melhores.

6. O aluguel de jóias é uma das opções mais baratas no caso de você não ter condições de comprar a sua própria jóia para o seu casamento.

Muitas pessoas alugam diferentes tipos de jóias para recepções de casamento e outras cerimônias.

7. Muitas lojas online oferecem jóias para casamentos a preços bem mais populares.

Se você faz questão de um modelo ou desenho em particular, considere a compra de suas jóias nessas lojas.

O melhor dessas lojas é que elas oferecem a você o benefício de uma customização completa de acordo com a sua escolha.

Há muitas lojas online como Hobby Lobby e Bem Franklin que oferecem vários modelos de jóias. Estas facilidades você encontra também no eBay.

8. Se você está organizando o seu casamento sem ter muitas condições econômicas e não pode imaginar ter de comprar jóias para o seu casamento, você pode considerar pedi-las emprestado por um dia ou dois a algumas pessoas da sua família ou a alguma amiga íntima.

Isto pode adicionar um grande valor sentimental ao seu casamento. Isto também evita que você gaste uma fortuna na compra de jóias para usá-las por somente um dia.

Você pode usar as dicas acima para economizar dinheiro e ao mesmo tempo ficar linda usando algumas jóias maravilhosas no dia especial do seu casamento.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página www.polomercantil.com.br/joias.php

Sobre o Autor

Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.polomercantil.com.br

Share This Post

NATAL SAUDÁVEL – SINÔNIMO DE PAZ E EQUILÍBRIO

novembro 18, 2009

Izaara AlvarengaI
izaara.nutri@gmail.com
//estrelandovidasaudavel.blogspot.com

NATAL SAUDÁVEL – SINÔNIMO DE PAZ E EQUILÍBRIO

Então é Natal… época recheada de confiança, fé, tradições e companheirismo entre as pessoas.

Tempo este que preocupa quem quer estar em sintonia com a balança. Entenda que é possível manter o peso durante as festas de fim de ano.

Veja algumas dicas:

. Entre as carnes, escolha a magra e de preferência sem pele;

. Se for comer arroz, não coma farofa e vice-versa;

. Prefira as frutas frescas às secas;

. Modere na ingestão de bebidas alcoólicas;

. Opte pelos sucos naturais. Caso prefira os refrigerantes, escolha os lights.

Tão importante quanto montar um prato equilibrado e colorido é saboreá-lo.

Nos dias que antecederem as festas, prefira ter uma dieta leve, rica em cereais integrais, frutas, verduras e carnes magras.

Não vá para a ceia com fome. Deixe de lado a mania de ficar sem comer durante o dia para “sobrar espaço para a ceia da noite”.

Isto de nada valerá se o equilíbrio nutricional não se encontrar presente.

A  ÁRVORE DOS SONHOS SAUDÁVEIS

Em meio a tanto stress do cotidiano, da correria, da “falta de tempo” tão falada ultimamente, recarregue seu coração com o espírito natalino, com a paz vinda de Deus e aproveite o momento para refletir.

O fim de ano é um momento propício para a reflexão e para as mudanças de hábito. Seja feliz, monte a sua árvore, deposite nela seus mais diversos sonhos e mentalize a felicidade.

Sabe-se que comemos primeiramente com os olhos, então organize a sua ceia e de sua família com carinho.

Pense em cada detalhe, preocupando-se com a escolha dos alimentos. Opte por:

. Preparações assadas, grelhadas ou cozidas;

. Frutas, antes e após a ceia;

. Queijos magros (brancos);

. Produtos light;

. Azeite.

Faça das companhias seu foco principal e desvie sua atenção da comida.

No momento oportuno, monte seu prato e saboreie, devagar e com prazer, os alimentos escolhidos.
Sugestão de Cardápio

Entrada: salada com folhas e verduras cruas. Como acompanhamento, patê de ricota e espinafre.

Prato Principal: peito de peru, arroz com passas ou castanhas e fatias de abacaxi.

Bebida: um cálice de vinho ou sucos naturais.

Sobremesa: salada de frutas.

Desejo a você leitor, paz de espírito, de alma e de mente.

Felicidade, amor e união harmoniosa entre a família.

Que a ceia seja mais que uma refeição, que ela possa representar saúde, equilíbrio e ser momento de agradecimento a Deus pela vida saudável de cada um de nós.Feliz Natal.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, Lavras/MG. Especialista em Exercício Físico, Nutrição e Medicina na Saúde e no esporte, pela UNESP, Botucatu/SP. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e “Jornal Agora” da cidade de Lavras/MG, “Jornal O Movimento” da cidade de Carrancas/MG e “Jornal Folha de Catuípe”da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.

Share This Post

Como poupar dinheiro na decoração de um casamento?

novembro 17, 2009

pro
decorquartos@gmail.com
decoracaocasamento.blogspot.com

Como poupar dinheiro na decoração de um casamento?

É verdade que existe um grande número de empresas especializadas em alugar e até mesmo em vender todo o equipamento necessário para decorar um casamento.

Os temas são tantos e tão variados que até acaba por se tornar difícil a escolha, assim como existem um grande número de empresas e de serviços, também os à para todos os preços, desde o mais económico até ao mais dispendioso e extravagante.

Como escolher da melhor maneira e quais as empresas que nos fornecem o melhor serviço ao melhor preço?

Gostos Pessoais

Tudo depende da idade dos noivos, do meio em que vivem, das influências que tiveram, das suas tradições, ou mesmo dos seus gostos pessoais.

Cada caso é um caso e não podemos generalizar, contudo por vezes podemos encontrar o mesmo serviço com preços diferentes.

Muitas pessoas são influenciadas publicidade duma forma geral (TV, revistas, jornais), e os gostos variam, mas de certo modo tamanha divulgação até nos pode trazer vantagens e facilitar um pouco as coisas, pois são os mais fáceis de encontrar.

Podem não ser os mais baratos, mas com um pouco de imaginação consegue uns bons resultados.

Como projectar a Decoração de um Casamento?

Caso deixe o projecto ao encargo de uma empresa especializada, com a encontrar?

Pode usar a Internet e fazer uma pesquisa num qualquer motor de busca.

Também pode consultar o site das páginas amarelas electrónicas ou as páginas amarelas em livro.

Faça uma lista das empresas que fornecem esse tipo de serviço e procure saber mais informações através do contacto dessas empresas.

A decoração casamentos, pode ocupar todo o espaço da divisão – ou da casa – onde se realizar a comemoração.

Pode optar por seguir a temática central e decorar no mesmo estilo, como pode usar apenas pequenos detalhes, dependendo do investimento que esteja disposta/o a fazer.

Uma forma de decorar festas casamento é colocar algumas mesas com temas específicos ou seguir o mesmo padrão em todas.

Caso tenha poucos recursos financeiros, pode comprar alguns copos, bases, ou guardanapos para dar apenas alguns pormenores de cor de forma a animar o evento.

Mesmo com orçamentos limitados consegue-se uma decoração divertida, fácil de implementar e que perdure na memória de todos os convidados.

A Decoração de um casamento pode ser feita por si, com poucos recursos e de orçamento baixo. Tudo depende da sua imaginação e estado de espírito.

Pesquise bastante antes de tomar a decisão final.

Consulte várias empresas e peça vários orçamentos.

No fim, compare preços e confirme se de facto lhe dão tudo o que prometem.

Tenha atenção aos contratos de prestação de serviços e exija sempre um comprovativo do que pagou para no caso de querer reclamar, e reaver o dinheiro gasto, poder fazê-lo.

Sobre o Autor

Decoração Casamento – o Blog onde se aprende a decorar casamentos.

Share This Post

Por que contratar uma Assessoria de Casamento?

novembro 16, 2009

Três Buquês Assessoria de Casamento
tresbuques@globo.com
www.tresbuques.com.br

Imagine um dia em que do momento que você acorda até a hora que vai dormir viverá um sonho?

Você vai se arrumar como nunca fez, vai colocar o seu vestido mais bonito, receberá o olhar apaixonado de alguém especial, o carinho dos amigos, o abraço dos familiares, dançará ao som da sua música preferida, sentirá o coração disparar e os olhos encherem de lágrimas várias e várias vezes e quando terminar você ficará com essa lembrança pelo resto da vida.

A sua única responsabilidade neste dia é se divertir e a da assessora cuidar para que tudo saia perfeito!

Houve um tempo que contratar uma assessoria de casamento era um luxo, hoje se tornou uma necessidade.

Organizar um casamento ou qualquer evento social não é fácil, são muitos detalhes que precisam ser planejados.

A assessora é a pessoa que vai fazer de tudo para que este dia seja lembrado como perfeito e especial pelo casal, os familiares e convidados.

Sua principal responsabilidade é garantir a qualidade de todos os serviços, as melhores vantagens, preços e principalmente a transparência em todas as relações.

O custo de uma assessoria de casamento acaba sendo absorvido pela economia de tempo, melhores negociações com fornecedores e redução do desgaste que só um profissional da área sabe proporcionar, além da certeza da escolha das empresas conceituadas e de total confiança.

Existem milhares de empresas e fornecedores de casamento, mas nem todos são realmente idôneos e preocupados com a qualidade de seus serviços.

Já presenciei muitos problemas com empresas que não estavam preparadas para atender aquilo que prometeram aos noivos.

Infelizmente isso é mais comum do que se imagina, e os noivos só se deparam com esses problemas na hora do casamento, quando não há mais nada a fazer e após a festa muitas vezes acabam nem reclamando, porque afinal não tem mais o que ser feito.

O casamento é o evento único, que não tem ensaio, só há uma chance de a festa acontecer e ser inesquecível, afinal não envolve só o sonho do casal, mas também dos pais e amigos, tudo nesse dia deve estar perfeito e o mais próximo possível daquilo que foi sonhado.

Além da questão da segurança, existe a preocupação com o cerimonial, que acaba deixando a maioria das noivas nervosas.

O casamento é um ritual que envolve muitos detalhes, como a posição de cada padrinho no cortejo, a entrada da noiva, a condução dos cumprimentos, a entrada no salão, corte do bolo, valsa, etc.

A assessora vai orientar todos os envolvidos, garantindo a tranqüilidade para que todos consigam curtir o momento sem se preocupar com mais nada.

Costumo dizer que a assessora atua como um maestro num casamento é como se contratássemos para uma orquestra os melhores músicos do mercado, mas que nunca ensaiaram juntos, na hora da apresentação a musica seria tocada, mas não com a mesma perfeição que seria se estivesse conduzida por um maestro.

Não adianta os noivos contratarem os melhores profissionais se não há no dia alguém para orientar a administrar tudo.

As assessorias oferecem serviços de coordenação completa para o evento, organizando tudo desde o começo ou uma assessoria básica, somente para o dia, para os casais que já estão com tudo pronto mas querem ter a tranqüilidade de alguém os assessorando no grande dia.

Márcia Fontoura é proprietária da três buquês assessoria de casamentos e eventos.

www.tresbuques.com.br

Sobre o Autor

Márcia Fontoura atua no mercado organizando casamentos e eventos sociais e é proprietária da três buquês assessoria de eventos.

Share This Post

Economize com os preparativos da festa de casamento

novembro 12, 2009

José Ricardo SobradielJosé
ricardosobradiel@bol.com.br
www.portalnovosnoivos.com.br
Jose Ricardo Sobradiel

Um casamento, em média no Brasil, é feito com dez mil reais.

Porém, esse número é médio, pois há casamentos em que só a decoração da igreja custa bem mais que isso, são gastos milhares de reais com os demais itens que o compõem.

Outros gastam no máximo as taxas de cartório.

Contudo, dez mil reais é um número bem real como média estatística.

E irá variar em função da região do país, podendo no sul e sudeste aumentar mais de 50%.

Durante o dia ou a noite?

As taxas mais altas de locação de datas ou produtos para seu casamento são nos finais de semana, Sexta e Sábado naturalmente as mais requisitadas.

Outros dias da semana o preço pode cair em alguns casos mais de (30 %.).

Muitos sugerem que o casamento ocorra no domingo. Onde pode se reduzir muito o consumo de bebidas alcoólicas, tais como
Uísque, vinhos, frisantes e cervejas.

O Casamento Se você tem amigos que também marcaram data no mesmo ano ou mês, podem optar e visitar juntos os profissionais; decorador, músico, salão e serviço de buffet…

Os contratos podem render bons descontos. Até mesmo fechar datas seguidas para a recepção (Sábado e domingo ou sexta e sábado), você pode ganhar descontos na decoração, músicas, buffet,…

O traje da Noiva

Com todo respeito ao vestido da noiva, também pode se fazer alguma economia.

Quase sempre pode se encontrar o mesmo desenho de um vestido caro, fabricado com tecido mais barato.

De voil, sedas e crepes, por exemplo, um vestido pode custar até três vezes menos que o preço real.

Trajes de segundo aluguel por exemplo pode ser uma boa alternativa.

O importante é o vestido ter o ajuste perfeito para a noiva e deve ser reservado 6 meses antes. Lembre-se, que fazer os ajustes em um traje de segundo aluguel é mais barato que comprá-lo sob medida.

Os véus cabem em qualquer tipo cerimônia e combina com todos os tipos de vestidos.

Convites

Escolha os convites que melhor lhe agradar e que realmente combine com o seu evento. Solucione suas dúvidas nas lojas de convites.

Padrinhos e Madrinhas o ideal é convidá-los pessoalmente, de preferência 4 a 6 meses antes.

Madrinhas e Mães devem evitar o uso de roupas totalmente pretas. não imponha a cor das roupas das madrinhas. O ideal é que haja combinação e harmonia de tudo no altar. Daminhas o número máximo recomendado é quatro.

Cortar a gravata, mesmo sendo uma brincadeira, pode causar constrangimento entre os convidados.

Tente reagir as surpresas com naturalidade. As mais comuns são clipes de fotos e filmes, depoimentos de pessoas, agradecimentos, etc…

Sobremesa por docinhos

Converse com o Buffet se for o caso, corte as sobremesas.

Quando os convidados se acomodam e estão comendo, bebendo e dançando.

As sobremesas muitas vezes sobra. E os docinhos servem como sobremesa.

Flores e arranjos

A maioria dos convidados não tem conhecimento amplo sobre flores de decoração para festas e nem tampouco se são de estação ou não.

Daí a razão para contratar sempre decoração de flores de época, que em geral são mais baratas.

As rosas estão disponíveis o ano todo, devendo sempre evitar datas de comemorações populares em que o consumo de flores é maior: Dia das mães, dos namorados..

A igreja escolhida naturalmente tem sua decoração própria, a maioria dos convidados não espera que a igreja esteja decorada com flores, luzes e arranjos para a cerimônia.

Portanto, para a decoração da igreja bastarão alguns arranjos de flores.

Lembre-se: você tem os arranjos da recepção também.

Convites e RSVP Fitas, tarjas, selos, relevos e lacres, são absolutamente desnecessários.

Se a meta é economia, o convite pode ser simples, e mesmo assim encantar seus convidados, passando seu objetivo mais nobre que é convidar.

Faça a confirmação de presença de todos que virão a recepção (R.S.V.P) você economiza e sua festa acontece.

Personal-House e Assessoria personalizada

O Mercado oferece serviços profissionais para quem está com grana curta ou sem tempo.

Simplificando o dia-a-dia do casal.

Criando uma agenda detalhada e mais sincronizada com os itens de consumo, de qualidade, economizando e facilitando e muito cuidado com aquela ajuda grátis.

Uma consulta com um (a) personal-house pode lhe render bons lucros e seu evento um SUCESSO.

Para os novos noivos, sobriedade e moderação com as bebidas o dia é muito especial em suas vidas.

Caso desejarem ir embora antes de acabar a festa; Lembre-se que, vivemos novos tempos e não deixa de ser falta de educação.

Os noivos curtem a festa, e ficam até “quase” o final. No mais, sejam muito felizes.

Sobre o Autor

Propagandista/publicitário, Consultor de marketing para profissionais do mercado de eventos no interior de S.P. facilitador de negócios Dir.Comercial do portal www.criancasefestas.com.br e www.portalnovosnoivos.com.br

Share This Post

Festas de final – de – ano exigem cuidados especiais com os animais

novembro 11, 2009

Vininha F. Carvalho
vininha@uol.com.br
www.animalivre.com.br

A melhor maneira de garantir ao seu animal de estimação um feliz natal e um próspero ano novo, é mantê-lo longe das festas e na sua rotina alimentar.

O costume de oferecer os restos da mesa pode resultar em sérios problemas de saúde e até levá-lo a morte.

Ossos de frango, de porco, de carneiro e caroços de frutas, especialmente de pêssego, pode causar obstruções e perfurações no intestino.

Outro descuido sério é permitir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Uma pequena quantidade de cerveja, por exemplo, em muitos casos é suficiente para causar coma e morte rápida.

A chegada dos convidados para a festa pode alterar o comportamento do animal, onde mesmo os mais dóceis, podem se tornar agressivos diante de pessoas estranhas ao seu convívio.

Para quem deseja presentear alguém com um filhote, é muito importante consultar o futuro proprietário, se ele deseja realmente ter, cuidar e se responsabilizar pelo animal.

Entre os cães existem inúmeras raças, cada uma tem sua peculiaridade e isto deve ser analisado na hora da aquisição. Alguns se adaptam melhor à pessoas ativas e outras são excelentes para companhia, podendo permanecer ao lado do dono simplesmente observando-o.

A compra impulsiva de certas pessoas e a falta de orientação, associadas aos maus criadores resultam no aumento do número de animais abandonados ou sujeitos a enormes sofrimentos.

Um presente muito interessante é oferecer ao amigo um animal adotado, pois agindo assim , estará dando prova que sua amizade é sincera e sem preconceito.

Jamais entregue o filhote durante a festa, isto poderá gerar muita curiosidade nas pessoas presentes e um enorme pânico no indefeso animalzinho.

Infelizmente, durante esta época do ano, ocorre um crescente número de incidentes com os cães e gatos, mas evita-los é fácil, basta-se agir com os devidos cuidados.

É aconselhável que ele fique em um lugar tranqüilo e que possam ter acesso ao seu esconderijo, quando explodirem os rojões.

Os fogos de artifício são responsáveis por inúmeros acidentes , dos mais variados tipos, principalmente com cães, por terem a audição muito avançada, o incomodo é maior.

É grande o número de fugas e o consequente desaparecimento do animal, atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras,afogamentos em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, além de paradas cardiorespiratórias, etc.

Em pânico, o animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente.

Isso não é bom para ele, e se tratando de cães de grande porte, passa a ser também muito perigoso para as pessoas convidadas e outros animais presentes no local.

O dono responsável evita este tipo de situação, garantindo condições de segurança, evitando ambientes muito barulhentos que podem provocar o descontrole no animal.

Alguns veterinários indicam o uso de tampão de algodão nos ouvidos, que deverão ser colocados minutos antes e tirados logo após a queima dos fogos, assim como, calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que apresentam marcante mudança de comportamento.

Guarde para o animal o seu melhor momento, sua intimidade.

Ele não precisa de muita gente em volta para se sentir feliz, mas de um dono consciente que saiba garantir segurança e oferecer muito carinho.

Sobre o Autor

Administradora de Empresas, Economista, Jornalista e Ambientalista, atuando como defensora do direito dos animais

Share This Post

Dicas de Aniversário Infantil – Decoração de Festa de Aniversário Infantil – Pontos de Atenção

novembro 10, 2009

Geraldo Moacir Soares
mff@mariafumacafestas.com.br
www.mariafumacafestas.com.br

Decorando o ambiente para a festa de Aniversário Infantil.

A decoração temática é o “toque” que encanta em uma festa de aniversário infantil. Tudo tem que estar harmoniosamente combinando com o tema escolhido. Um pequeno detalhe pode fazer a toda a diferença.

Em uma decoração de aniversário infantil, a atenção maior tem que ser dada ao redor da mesa temática, pois é ali que chama a atenção das pessoas e principalmente de quem vai tirar as fotografias de recordação daquele momento.

Na decoração principal (arco que envolve o painel temático e na periferia da mesa temática), sugere-se o uso do balão (também conhecido como bexiga) nr. 09, pois este tamanho oferece a melhor relação custo/benefício e é ideal para decoração de festas e eventos, porque preenche muito bem os espaços decorados .

Nos arranjos e detalhes da decoração, utilize cores contrastantes, podendo ser utilizado o balão nr 05 juntamente com o balão canudo.

A quantidade ideal de balões para se fazer uma decoração a contento é de 1000 balões (20 pacotes de 50 unidades), utilizando-se cores variadas, distribuídas conforme o tema escolhido. O arco que envolve o painel consome aproximadamente 500 balões.

Escolha bem o material a ser utilizado e trabalhe sempre com balões de primeira linha (exemplo: fabricado pela São Roque).

Fotos e referências de decoração temática de aniversário infantil podem ser vistos em:

http://www.mariafumacafestas.com.br/Decoracoes/Galeria_decoracoes.html

Mais detalhes sobre este assunto e tudo sobre em Aniversário Infantil você encontra também em:
www.mariafumacafestas.com.br
www.temasinfantis.com.br
www.multidicas.com.br

Sobre o Autor

Professor – Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (autor da Dissertação de Mestrado “Compartilhamento de Conhecimento Utilizando a Intranet” – UCB-DF/2001). Co-autor do artigo: “Gerencia de Mudanças: Um Modelo Convergente para Empresas de Telecomunicações” (http://www.teleco.com.br/quemsomos.asp) – 2007.

Publicou os artigos: Planejamento Estratégico para Implementação da Metodologia de Documentação MDS nos Sistemas de Informação do FNDE – Revista RAP – 2000; CIO – Perfil e habilidades do novo executivo de Tecnologia da Informação – Revista III Jornada Produção Científica – Editora Universa – 1999; Intranets/ Extranets – Agilizando processos e negócios nas Empresas – Revista III Jornada Produção Científica – Editora Universa – 1999; Bug do Milênio – Planejamento para o teste dos sistemas eletrônicos automatizados – Revista III Jornada de Produção Científica – Editora Universa – 1999.

Consultor de TI, Analista de Sistemas com foco em Processos e Procedimentos, Orientador Educacional, Empreendedor e Pesquisador de assuntos relacionados ao segmento de entretenimento e Aniversário Infantil. É o responsável pela divulgação virtual e marketing eletrônico dos portais:
www.mariafumacafestas.com.br
www.temasinfantis.com.br
www.multidicas.com.br

Share This Post

DICAS LEGAIS PARA SUA FESTA DE FORMATURA

novembro 5, 2009

José Ricardo Sobradiel
ricardosobradiel@bol.com.br
www.portalnovosnoivos.com.br

Milhares de jovens, neste ano de 2009, estarão colando grau e celebrando suas festas de Formaturas, o encerramento de mais uma jornada e o início de um novo caminho.

E de todos os caminhos que nos conduzem à riqueza e prosperidade os mais seguros são a perseverança e o trabalho.

Traçamos nosso próprio caminho, ao qual chamamos de destino, mas nessa tarefa não devemos nos esquecer de que a humanidade é composta de três categorias de pessoas:

Os marginalizados – aqueles que caíram na vida e nunca mais se levantaram.

Os Fracassados – que caíram na vida, levantaram-se, ficando de joelhos, e assim continuam até a morte, com medo de tudo e de todos, reclamando da vida e achando que a culpa é dos outros.

Os Vencedores – esses um dia caíram, levantaram-se, continuam de pé e, a despeito de todas as más experiências por que passaram, sempre acreditam que podem vencer novamente e ajudar os companheiros de jornada a encontrarem o melhor caminho. Se um dia vocês virem um vencedor de joelhos é porque está agradecendo a DEUS o sucesso que teve.

A vida é uma escolha. Vocês, formandos, são os comandantes de seus barcos. A decisão é sempre de vocês e de ninguém mais.

Podem ter uma vida plena de sucessos ou de fracassos.

E um bom momento para pensar nisso são os dias de chuva.

Não entenderam? Então imaginem: quando os fracassados vêem uma poça o que fazem?

Não dão a volta, mas reclamam do tempo, da vida, da situação e do governo. Já os vencedores, que ainda se mantém como crianças no coração, podem saltar dentro da poça, espirrar água e se divertir com a situação. APROVEITEM AS POÇAS DA VIDA. Vivam com agilidade nos passos, um sorriso no rosto e alegria no coração.

Vocês estão vivos e prontos para a nova jornada, podem se sentir bem felizes apenas por isso. Sejam sempre vencedores como foram até agora, e agradeçam a DEUS por todas as dádivas alcançadas.(José Ricardo Sobradiel)

A Comissão de Formatura

É formada para representar a turma de alunos na tarefa de projetar e colocar em prática um conjunto de eventos comemorativos à formatura.

Para que a comissão de formatura seja reconhecida ela precisa ser votada pelos integrantes da turma de alunos formandos, elegendo-se assim seus componentes. Para que a mesma seja reconhecida, basta informar a todos os alunos o resultado da votação (caso vença a eleição) através de memorando simples.

Estabeleça no memorando, um prazo de 15 dias para que outros grupos se manifestem com pretensões iguais às de vocês.

Caso apareça outro grupo interessado, procurem o C.A. (Centro Acadêmico) de sua Faculdade e peça um auxílio na montagem de um pleito para a escolha da comissão vencedora. Caso não haja outro(s) grupo(s) interessado(s), decidam em reunião a distribuição dos cargos, funções e responsabilidades de seus componentes.

Os membros executivos da comissão poderão acumular funções, por exemplo: o Presidente, o Secretário ou o Tesoureiro poderá, ao mesmo tempo, representar a sua sala também (caso a turma de alunos formandos seja composta por mais de uma sala de aula).

A reunião de constituição da comissão de formatura deverá constar em ata (peça ajuda aos C.A. ou Diretório Acadêmico (D.A.) da sua Faculdade.A ata deverá ser registrada em cartório.

Vocês agora são a comissão de formatura de sua Turma, boa sorte!

Comissão e relação de cargos de seus componentes:

Presidente(a)

Vice-Presidente(a)

1ºSecretário(a)

2ºSecretário(a), Tesoureiro(a)

Vice-Tesoureiro(a)

Conselho Deliberativo ou Outro(s) Cargo(s).

Consulte o Diretório Acadêmico da Universidade ou a Direção da Escola sobre o modelo de Estatuto da Comissão de Alunos formandos e os procedimentos para registro em Cartório para efeitos legais

Dicas para arrecadação

As festas de formatura variam de região para região, em função de custos. A comissão deve fazer o levantamento dos custos com salão, decoração, buffet, banda e iluminação, auditório para colação, convites, fotografias, etc.

Com base nos dados obtidos, fazer um planejamento e dividir as responsabilidades com a turma, dividindo o valor do custo pelo número de membros e pelo número de meses que faltam para a formatura, assim terão o valor da mensalidade.

São várias as maneiras de arrecadar, as rifas são as mais comuns, mas também vale ingressos a shows, festas. Nesse caso, escolher com antecedência uma boa boate e divulgar a festa, estabelecendo parceria, pode dar um excelente resultado.

Não esqueça: é fundamental o planejamento. Acertar para que a bilheteria fique com a turma, pois a casa ganha com bar e com a movimentação do público.

Outra boa pedida são os encontros acadêmicos, churrascos, etc. A venda de camisetas e outros objetos personalizados surte efeito, principalmente entre os calouros.

CONTRATANDO OS PROFISSIONAIS

Para as turmas que estão terminando seus últimos períodos e ainda não contrataram
os profissionais para os eventos, esta é uma hora de vital importância

AS ESCOLHAS

A Comissão Formaturas pode optar em escolher profissionais para cada tipo de serviço, como, por exemplo:

Fotógrafos e Filmagens,

Salão, Buffets e Decoração

Bandas e Músicos para Culto e Colação e Baile

Convites, Canudos e Placas de homenagens

Becas e trajes

Ou contratar uma empresa que faça todos os serviços

CONSULTAS

Devido a reclamações sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados, é importante o papel do Procon, com quem a Comissão pode manter contato e verificar se consta algum tipo de reclamação contra a empresa.

DOCUMENTAÇÃO

São necessários alguns cuidados como solicitar documentação da empresa, por exemplo o contrato social, CNPJ, Certidão Negativa de Protestos, referências dos sócios e representantes, tempo de atuação no mercado, trabalhos já realizados, etc. e muita atenção no momento da assinatura do contrato.

CONFERINDO A QUALIDADE

Muitas empresas permitem a entrada de Comissão Formatura em seus bailes para avaliação de qualidade de prestação de serviços, e o momento é bem oportuno, pois a comissão pode conferir diretamente com os acadêmicos formandos a qualidade do serviço.

CUIDADOS IMPORTANTES DA COMISSÃO

Atentar para as cláusulas que falam a respeito dos serviços, estes devem estar explicitados de forma bem detalhada.

Se ocorrer quebra de contrato, a forma de rescisão e as penalidades para ambas as partes devem ser de conhecimento dos componentes da Comissão de Formatura.

Cuidar de todos os detalhes e acompanhar todas as etapas da organização da festa e da Colação de Grau.

A comissão deve defender os interesses de todos os formandos, o que significa fiscalizar o que foi firmado nos contratos.

ATENÇÃO

A contratação de empresa que providencie todos os serviços acaba obrigando a Comissão a aceitar as condições da organizadora.

“É importante a Comissão manter contatos com várias empresas, pois pode obter um melhor resultado e evitar futuros problemas, pesquisar preços e qualidade e vital”.

Esses cuidados são importantes, uma vez que boa parte das reclamações é voltada para pedidos de cancelamento do contrato devido à má prestação dos serviços.

Outro fator, é a atenção para a cláusula de rescisão, pois há reclamações registradas no Procon de formandos que quiseram desistir da formatura por motivos particulares e tiveram de pagar as despesas”.

O aluno poderá arcar com alguma despesa administrativa em função dos serviços estarem sendo planejados, mas o valor não pode ser abusivo.

“Há casos de reservas de salão que fazem com que a empresa planeje determinado número de alunos e a saída de um estudante significa encarecimento para os outros, nesse caso pode a empresa reter um valor como uma espécie de multa”.

É bom lembrar que, para analisar se o valor cobrado está sendo abusivo, o formando pode pedir orientação e ajuda ao Procon na leitura e avaliação das cláusulas dos contratos.

ANTES DURANTE E DEPOIS DO EVENTO

clube, a igreja e o local da Colação devem estar agendados. A escolha da banda também ocorre nesse período. As gráficas demoram em média de 2 a 3 meses para confecção dos convites.

E os convidados devem receber o convite com pelo menos 30 dias de antecedência.

Decidam com a turma quem será o patrono, paraninfo (é quem discursa), nome de turma, juramentista, orador, como será a homenagem aos pais, aos professores e aos amigos. Observe a data limite para entrega dos textos dos convites, para, então, solicitar os extras.

Se optarem por placas ou canetas para homenagens, passem os textos com diagramação para serem gravadas até 03 (três) meses antes de sua formatura.

Fique atento quanto ao tempo máximo de duração para o protocolo: 05 minutos para os discursos e 03 minutos para as homenagens.

Providencie roteiro para o culto/missa com o padre e/ou pastor para que os celebrantes, se necessário, se comuniquem.

Passe para o órgão responsável da faculdade o roteiro da formatura com todos os dados preenchidos conforme o protocolo.

No dia da foto de estúdio, peça a todos o máximo de cuidado com a aparência, barba bem feita, cabelos bem cortados e maquiagem sutil.

Lembre-se dos horários dos ensaios do culto e colação, peça antecedência aos formandos e siga as instruções da empresa ou profissional que irá assessorá-los.

Os pais terão lugares reservados na platéia central e/ou homenagens especiais.

Todos os profissionais que trabalharão nos eventos deverão estar devidamente identificados.

Os horários estabelecidos deverão ser obedecidos com rigor. Entrem em contato com os seus professores convidados e lembre-os desse compromisso.

Os seguranças estarão a serviço da comissão de formatura. Não faça cerimônias em orientá-los na tomada de decisões, caso haja necessidade.

Em geral, são executadas 3 valsas nos bailes de formatura: 1ª com os pais ou acompanhantes, 2ª com os padrinhos, madrinhas ou convidado especial do formando e a 3ª livre para todos os convidados.

Em caso de adoção de outro padrão, avise discretamente o público.

Procure ficar atento, dirigindo-se o quanto antes para o local indicado.

Estar alerta a esse chamado evitará o desconforto da espera e o mau aproveitamento do tempo do baile.

Caso algum formando perceba a insistência de alguém, já embriagado, em conduzir um veículo, faça a gentileza de comunicar o fato à comissão de formatura, evite chamar a segurança imediatamente.

Os objetos pessoais são de inteira responsabilidade de cada formando, portanto não carregue consigo mais pertences do que o necessário para esse tipo de evento.

É possível que no local da festa não haja profissionais para a função específica de guarda-volumes.

Evite deixar objetos de valores nos veículos. As melhores bandas são muito requisitadas, principalmente no mês de dezembro e, uma vez contratada a banda, marcar com os músicos o dia para a escolha das músicas da colação, culto ou baile

MISSA OU CULTO

É um momento de celebração de Ação de Graças, faça com que o ele seja de reflexão e agradecimento por mais essa jornada vencida.

Nesses ambientes o som utilizado, em geral, é da igreja. É necessária a elaboração antecipada de roteiros.

Se o culto, missa ou qualquer outro tipo de celebração for o primeiro evento oficial da turma, marcar um ensaio com antecedência ajuda a evitar desencontros como atrasos, erros por falta de esclarecimentos e possíveis desentendimentos.

No ensaio serão passados todos os recados técnicos referentes ao evento, ex: seqüências de entrada, saída, etc.

COLAÇÃO

Oriente a todos os membros de sua turma para que retirem suas becas, preferencialmente, até um dia antes da data da colação.

Com a beca use sapato preto, meia preta para os homens e meia-calça preta para as mulheres.

Acrescente que cada um é responsável pelo zelo da sua beca.

Seus pais deverão ter lugares reservados na platéia no dia do evento. Oriente-os para que se dirijam às recepcionistas que indicarão as reservas.

Pastas pretas sempre deverão acondicionar os discursos ou homenagens que serão lidos.

É terminantemente proibido o uso de cornetas, apitos ou qualquer outro objeto sonoro durante a Sessão Solene de Formatura.

Peça aos seus convidados para que se manifestem somente com palmas, pois, em caso contrário, poderá haver uma breve interrupção das atividades ou até sua suspensão.

BAILE

Sobre o palco, no hall de entrada e junto a seus familiares e convidados, deverá haver uma equipe de fotos para registrar seus melhores momentos.

Esses profissionais deverão estar devidamente identificados com crachás e uniformes.

Evite tirar fotos com qualquer outro que se ofereça para fazê-la, não lhe causando assim, posterior transtorno.

O ECAD deverá ser pago pela comissão.

Se necessário, faça um informativo da comissão para os formandos sobre detalhes das solenidades. Para o baile, vocês deverão providenciar a divisão das mesas, por afinidade, entre os formandos e até 02 meses antes da formatura a relação de formandos com as respectivas mesas, acompanhadas do croqui (mapa).

A supervisão do salão é obrigatória e será feita pela comissão.

Lembre-se da caução a ser depositada. Poderá ser feito, normalmente, até o dia do baile.

Combine com os formandos o tipo e a cor do traje (independente do modelo escolhido, use roupas lisas, sem listras ou desenhos).

PROJETOS DE DECORAÇÃO

As empresas de decorações e ambientações, são capazes de oferecer excelentes projetos para a sua formatura.

Um dos fatores que pode impedir de contrata-las é o custo do projeto.

Às vezes o valor do projeto de uma empresa de decoração pode parecer alto, devido a outras prioridades.

Se computarmos os custos dos materiais usados, mão-de-obra,trabalho personalizado e grau de responsabilidade exigidos na execução do projeto de decoração, perceberemos que vale a pena.

Antes de comprar esse tipo de serviço, consulte alguns profissionais da área e negocie a melhor forma de adquirir o projeto que melhor convier.

Existem muitos exemplos de decorações que surpreenderam os convidados não pelo valor da compra dos serviços ou dos materiais utilizados, mas sim pela criatividade.

São projetos com características próprias do curso que os formandos estão fazendo; Relacionar temas como em uma turma de turismo simulando uma recepção de hotel com mensageiros ao invés de recepcionistas, simular um tribunal, se for turma de direito.

Os profissionais de decoração são muito criativos. Vale a pena consultá-los

FOTOGRAFIAS

A montagem do seu álbum de formatura será feita a partir das fotos tiradas nos pré-eventos, fotos de estúdio e no dia dos eventos (colação, baile, etc.).

Estas fotos juntamente com as filmagens poderão ainda ser utilizadas em clipes, quadros de formatura, etc.

A foto de estúdio, normalmente de meio corpo, será utilizada posteriormente em seu álbum como também para identificação do aluno pelo fotógrafo.

Nunca é demais lembrar do cuidado com a produção de sua foto.

Barba e cabelos aparados, maquiagem, etc.

Acertem o traje, beca, terno e tailleur.

Normalmente no dia da foto é feita a prova da beca.

Marque a foto com antecedência.

Não esqueça de passar uma listagem com a data, local e horário da sua foto de convite, para que todos estejam cientes.

A assinatura do formando nessa listagem vai evitar futuros aborrecimentos.
Geralmente os fotógrafos montam um mini-estúdio fotográfico onde os formandos poderão fazer fotos com seus familiares, parentes e amigos.

Profissionais de fotos e vídeos estarão circulando ao redor das mesas. Observe se eles fizeram os seus registros, caso contrário solicite para que eles o façam.

Sobre o Autor

Propagandista/publicitário, Consultor de marketing para profissionais do mercado de eventos no interior de S.P. facilitador de negócios Dir.Comercial do portal www.criancasefestas.com.br e www.portalnovosnoivos.com.b

Share This Post

    Nome:
    Email:
    Cidade:
    Estado:
    Verificar:

    Suas informações são protegidas e não serão divulgadas para terceiros.


© 2017 - Festare - Empresa de E-nowa - Desenvolvido com Hataba Prime