NATAL SAUDÁVEL – SINÔNIMO DE PAZ E EQUILÍBRIO

novembro 18, 2009

Izaara AlvarengaI
izaara.nutri@gmail.com
//estrelandovidasaudavel.blogspot.com

NATAL SAUDÁVEL – SINÔNIMO DE PAZ E EQUILÍBRIO

Então é Natal… época recheada de confiança, fé, tradições e companheirismo entre as pessoas.

Tempo este que preocupa quem quer estar em sintonia com a balança. Entenda que é possível manter o peso durante as festas de fim de ano.

Veja algumas dicas:

. Entre as carnes, escolha a magra e de preferência sem pele;

. Se for comer arroz, não coma farofa e vice-versa;

. Prefira as frutas frescas às secas;

. Modere na ingestão de bebidas alcoólicas;

. Opte pelos sucos naturais. Caso prefira os refrigerantes, escolha os lights.

Tão importante quanto montar um prato equilibrado e colorido é saboreá-lo.

Nos dias que antecederem as festas, prefira ter uma dieta leve, rica em cereais integrais, frutas, verduras e carnes magras.

Não vá para a ceia com fome. Deixe de lado a mania de ficar sem comer durante o dia para “sobrar espaço para a ceia da noite”.

Isto de nada valerá se o equilíbrio nutricional não se encontrar presente.

A  ÁRVORE DOS SONHOS SAUDÁVEIS

Em meio a tanto stress do cotidiano, da correria, da “falta de tempo” tão falada ultimamente, recarregue seu coração com o espírito natalino, com a paz vinda de Deus e aproveite o momento para refletir.

O fim de ano é um momento propício para a reflexão e para as mudanças de hábito. Seja feliz, monte a sua árvore, deposite nela seus mais diversos sonhos e mentalize a felicidade.

Sabe-se que comemos primeiramente com os olhos, então organize a sua ceia e de sua família com carinho.

Pense em cada detalhe, preocupando-se com a escolha dos alimentos. Opte por:

. Preparações assadas, grelhadas ou cozidas;

. Frutas, antes e após a ceia;

. Queijos magros (brancos);

. Produtos light;

. Azeite.

Faça das companhias seu foco principal e desvie sua atenção da comida.

No momento oportuno, monte seu prato e saboreie, devagar e com prazer, os alimentos escolhidos.
Sugestão de Cardápio

Entrada: salada com folhas e verduras cruas. Como acompanhamento, patê de ricota e espinafre.

Prato Principal: peito de peru, arroz com passas ou castanhas e fatias de abacaxi.

Bebida: um cálice de vinho ou sucos naturais.

Sobremesa: salada de frutas.

Desejo a você leitor, paz de espírito, de alma e de mente.

Felicidade, amor e união harmoniosa entre a família.

Que a ceia seja mais que uma refeição, que ela possa representar saúde, equilíbrio e ser momento de agradecimento a Deus pela vida saudável de cada um de nós.Feliz Natal.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, Lavras/MG. Especialista em Exercício Físico, Nutrição e Medicina na Saúde e no esporte, pela UNESP, Botucatu/SP. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e “Jornal Agora” da cidade de Lavras/MG, “Jornal O Movimento” da cidade de Carrancas/MG e “Jornal Folha de Catuípe”da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.

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