NA VIRADA DO ANO, A CELEBRAÇÃO DA SAÚDE

dezembro 2, 2009

Izaara Alvarenga
izaara.nutri@gmail.com
//estrelandovidasaudavel.blogspot.com

NA VIRADA DO ANO, A CELEBRAÇÃO DA SAÚDE

O ano acabou e um novo está prestes a começar! Alegre-se e aproveite para traçar novas metas e planejar, de forma prática e real, a melhor maneira de realizá-las.

Começando por pensar em qualidade de vida, que trata-se de uma série de atitudes associadas ao estilo de viver.

Alimentação saudável e equilibrada, prática de atividade física, bom humor e solidariedade, encabeçam a lista, entre outras.

No mês de dezembro, a reflexão sobre o ano que passou torna-se presente.

Penso que junto a ela vem a preocupação em engordar durante as festas, em saber o que comer na noite da virada para atrair sorte e muito mais que isso, conquistar a saúde.

Os mitos existem, cabe a cada um seguir seu coração, mas fique alerta para a quantidade e a qualidade dos alimentos. Surge como exemplo a lentilha.

A tradição popular diz que comer esta leguminosa traz prosperidade.

A alimentação deve ser um ato de prazer e bem-estar. Além de importantes, são boas práticas para um novo ano, não acha?

CEIAS E ALMOÇOS LEVES COMO O VERÃO

Não se deixe levar pelas guloseimas, mas também não se deixe abater pelo excesso de moderação.

Seja feliz comendo com qualidade.

Vão aí algumas dicas de preparações e alimentos que darão à sua noite da virada e ao primeiro dia do ano, um charme todo especial, com muito saber e com menos calorias.

. Na montagem da salada, use e abuse das folhas, dos vegetais crus e dos legumes coloridos; eles proporcionam saciedade ao organismo, sem falar na saúde. Incremente o visual utilizando, como exemplo, o tomate cereja e a cenoura baby.

As flores comestíveis para enfeitar e encantar os olhos, também são uma boa pedida.

. Para temperar a salada, faça uma troca saudável, abra mão da maionese e dos patês muito gordurosos. Utilize em contrapartida, o iogurte desnatado, o azeite e as ervas.

. O tão gostoso e popular arroz pode ganhar cara nova e mais sabor, sem ganhar calorias adicionais.

O açafrão é uma especiaria muito bem-vinda, além de auxiliar na redução dos radicais livres, ele dá aquela corzinha ao prato.

Outros incrementos: passas, nozes, pimentões, ervas, milho e até mesmo o champignon.

. Quanto às carnes, prepare-as de maneira a utilizar pouco óleo. Assadas, grelhadas ou cozidas, opte pelas magras: peru, frango, chester ou peixe.

Para decorar este prato, o abacaxi cairá como uma luva. Além de muito saboroso possui uma substância chamada bromelina, que auxilia na digestão.

. Como acompanhamento, os purês e os legumes no vapor são boas pedidas, assim como as frutas secas e frescas também.

. Para as sobremesas, dê preferência a frutas, tanto nas saladas, quanto batidas com iogurte light.

Um brinde ao novo ano que se aproxima.

Que ele possa trazer consigo a paz de mente, de alma, de espírito e muitos sorrisos.

Que você caro leitor, possa traçar metas saudáveis em busca do equilíbrio alimentar e assim ganhar saúde e bem-estar.

Feliz Ano Novo, são meus sinceros votos!!!
Izaara Alvarenga
Nutricionista

Sobre o Autor

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, Lavras/MG. Especialista em Exercício Físico, Nutrição e Medicina na Saúde e no esporte, pela UNESP, Botucatu/SP. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e “Jornal Agora” da cidade de Lavras/MG, “Jornal O Movimento” da cidade de Carrancas/MG e “Jornal Folha de Catuípe”da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.

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