Consultoria

00. Como Organizar Uma Festa Infantil

26/10/2009 ás 13:00:09

8 etapas a serem cumpridas para a realização de uma festa infantil com sucesso:

 

1. Plano da festa

2. Lista de convidados

3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores

4. Definição do local da festa

5. Escolha o tema da festa

6. Alimentação

7. Lazer na festa

8. Plano de desenvolvimento da festa 



ImprimirImprimir

01. Plano da festa

26/10/2009 ás 13:02:08

O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se o seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio.

Se a resposta for não, faça uma adaptação na ideia para alguma ideia possível. 

Se puder, tenha  uma  “ajudante” na organização. Desde o início da organização da festa, deve ter uma pessoa da sua confiança participando na estrutura do evento pois, sozinha, poderá não conseguir fazer tudo.



ImprimirImprimir

02. Faça a lista dos convidados

26/10/2009 ás 13:04:19

Considere a possibilidade dos irmãos, “Ama” ou pais também virem. Veja abaixo as características conforme a sua escolha de data e horário. Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.



ImprimirImprimir

03. Defina a data e horário

26/10/2009 ás 13:06:44

Festas no Fim de Semana - As festas no fim de semana geralmente têm um maior número de pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão já que o pai ou a mãe ou ambos irão trazer os seus filhos.

Festas Durante a Semana - É raro acontecer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades ou a criança convidada tem por exemplo “boleia” de algum colega da escola porque os pais que trabalham, não o podem ir buscar e depois também acabam por não poder comparecer na festa. E o número de pessoas presentes na festa é de facto menor.

Festa na Escola - As festas na escola são as mais económicas. Os pais  da criança realizadas aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurança, criando a necessidade de se oferecer o almoço ao invés dos “Salgados” mas, por outro lado, proporcionam uma festa mais económica pois o número de convidados se restringe às crianças sem a presença dos pais, “Ama” ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.



ImprimirImprimir

04. Defina o local da festa

26/10/2009 ás 13:09:13

Se deseja fazer a festa num espaço infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas.

Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predominam os convidados e o(a) aniversariante. Caso a festa se realize na escola, esta preocupação pode ser menor pois terá que oferecer o transporte para o local.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do Condomínio e conte que terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa também mais gratificante para quem a organiza.

As vantagens da festa em casa são, efectivamente, a de tornar o evento mais versátil e ser exactamente ao seu gosto. E neste caso se não pretender oferecer uma grande estrutura, o custo será menor e o horário da festa é também mais flexível. Apesar de dar mais trabalho como se referiu.



ImprimirImprimir

05. Escolha o tema da festa

26/10/2009 ás 13:10:10

O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes, trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.



ImprimirImprimir

06. Alimentação

26/10/2009 ás 13:11:40

Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa. Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados, doces... que deve preparar. Para melhor compreensão, leia mais em baixo o texto sobre a “Quantidade de Alimentos”. Se optar por um buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas ou pastelarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até com uma foto relacionada ao tema.



ImprimirImprimir

07. Animação na festa

26/10/2009 ás 13:15:19

O tipo de Animação está diretamente relacionado com a idade dos convidados. Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, com o fito de agradar especialmente as crianças, mas também os adultos que lá possam estar. Relativamente aos serviços que podem haver no Aniversário são: Mágicos, Palhaços, Brinquedos Infláveis, Karaoke..., deverá ter sempre em conta o serviço face à idade do(a) aniversariante e com a média das idades dos convidados. Por outro lado, se optar por um serviço de “Personagem”, verifique a possibilidade de relacionar este serviço com o tema da festa. No caso dos Palhaços, também pode também ser possível planear brincadeiras e/ou histórias relacionadas com o tema da festa. 



ImprimirImprimir

08. Plano Roteiro da Festa

26/10/2009 ás 13:20:43

A festa dura em média 3 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a excepção do tipo de festa realizada directamente na escola. A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos (Parques Insufláveis, Jogos diversos, etc).

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro Serviço contratado (Palhaços, Mágicos....).

Por fim, a etapa dos “Parabéns”. Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega das Lembranças e também o Agradecimento pela presença.

 

 

 

 

Quantidade de Alimentos

  Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e dos convidados previstos.

   Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:

 

a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;

b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal.

 

 

 

 

 

Se a festa ocorrer à tarde:

 

a) Oferecer salgados variados.

 

 

 

 

 

 

Quantidades para cada ocasião:

 

Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor.no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

Festa à tarde:

CRIANÇAS:

5 salgados 
2 doces 
4 copos pequenos de refrigerante

 

ADULTOS:

6 salgados 
3 doces 
5 copos pequenos de refrigerante

 

Festa em horário de refeição:

CRIANÇAS:

1 prato de massa ou outro 
3 salgados 
2 doces 
4 copos pequenos de refrigerante

 

ADULTOS:

1,5 pratos de massa ou outro 
4 salgados 
3 doces 
5 copos pequenos de refrigerante

 

 

 

 

Quantidade de opções de salgados: 4 a 6 
Quantidade de opções de doces: 3 a 4 
Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)



ImprimirImprimir

09. Plano da Festa

26/10/2009 ás 13:34:50

3 a 4 semanas antes do seu evento 

Escolha um tema e decida se vai ser um evento formal ou ocasional. 
Escolha a data e a hora. 
Decida quanto tempo a festa vai durar - a maioria das festas infantis dura 3 a 5 horas.
Faça a sua lista de convidados. 
Compre o material a ser usado na festa.

2 a 3 semanas antes do seu evento

Pense no menu que irá servir. Nas festas realizadas fora dos horários de refeições podem ser servidos apenas bolos, guloseimas e bebidas. 
Decida como irá ser servida a comida: buffet, cocktail ou lugares sentados.

Quer preparar os alimentos ou contratar um serviço de catering? 
Se optar por um serviço com lugares sentados, está a apetecer-lhe servir à mesa ? 
Vários produtos podem ser alugados para a ajudar com a sua festa. Como... mesas, cadeiras, decoração.
Lembre-se que muitos alimentos podem ser feitos com antecedência e aquecidos no dia da festa.

Pense em atividades e entretenimento.Escolha jogos apropriados à idade das crianças. Lembre-se que as crianças com menos de 3 anos não mantêm a atenção por muito tempo. Geralmente não gostam de partilhar ou esperar a sua vez para brincar e sentem-se mais felizes quando se sentam junto aos seus amigos e aos seus brinquedos.

Os adultos nem sempre querem  jogar jogos. Prepare apenas um ou dois. Prepare alguma atividade extra caso todos queiram jogar mais jogos. É sempre melhor ter a mais do que a menos.

Envie os convites e defina uma data para a resposta.

 

 

 

 

 

 

1 semana antes do seu evento

Faça uma contagem final dos convidados. Telefone para os convidados que não responderam ao convite. Escolha o que irá vestir ou se fantasiar. Prepare uma lista final dos artigos do menu, dos jogos, dos prémios e dos artigos descartáveis e assegure-se de que tem o suficiente para cada convidado. É aconselhável ter um pouco extra. Compre os alimentos que não necessitam de preparação ou podem ser preparados e congelados até o evento.

Verifique e confirme todas as encomendas de alimentos, materiais alugados e serviços contratados para o evento.

Prepare a máquina fotográfica ou de filmar  e  não se esqueça de pilhas extras.

Alguns alimentos podem ser preparados agora e estarão bons até o dia da festa - consulte a sua receita e pergunte a alguém que conheça bem este alimento.

Se for decorar o espaço com balões cheios com hélio encomende, os balões ou solicite o aluguel de uma garrafa de hélio.

Certifique-se que tem pilhas de todos os tamanhos, pois as pessoas podem dar de presente um brinquedo que necessite de pilhas e estas não estejam incluídas no presente. Nada pior do que um brinquedo novo para brincar e não poder por falta de pilhas.

 

 

 

 

 

 

 1 dia antes do seu evento

Decore o local da festa...

Fará o dia da festa ser menos cansativo. Se a sua festa for ao ar livre deve esperar o dia da festa para decorar.

Certos alimentos podem ser preparados agora e estarão bons até a festa - consulte a sua receita e alguém que conheça bem este alimento.

Limpe a casa ou o local onde vai ser realizada a festa; organize o espaço.

Dependendo do horário da sua festa poderá ir buscar os balões ou a garrafa de hélio alugada.

Descongele os alimentos preparados anteriormente.

Compre gelo se tiver onde o guardar no seu congelador.

Use uma caixa de gelo própria, encha com o gelo e coloque as bebidas enlatadas ou engarrafadas.

RELAXE...

Está quase lá

Dia do Evento...

Releia esta lista para ver se não se esqueceu de nada.

Prepare o resto dos alimentos e das bebidas.

Prepare as actividades e os prémios.

Deixe separado o que irá vestir.

As crianças pequenas necessitarão de tirar uma soneca antes da festa.

10-15 minutos antes dos convidados chegarem - arrume todos os alimentos e bebidas.

Deixe alguns minutos para relaxar antes da festa.

Coloque uma música suave.

Não se esqueça da máquina...

Espere a chegada do primeiro convidado.

Chegou!!!...

APROVEITE A FESTA!



ImprimirImprimir

Receba o Ebook!


* Nome:
*  Email:
*  Verificar:


Enquete

O que você considera mais importante em um Evento ?