Consultoria

1-Definindo o Número de Convidados

16/07/2009 ás 10:42:04

Quando se deseja convidar amigos para se reunirem ao redor de uma mesa, seu primeiro pensamento é saber o número de convidados e quem serão eles. Claro que o número depende muito da dimensão da sala de jantar e da mesa que nela cabe e também do caráter de mais solenidade ou simplicidade que se procura para a reunião. Em caso de homenagem, o número e a quantidade dos convidados dependem mais do homenageado do que dos anfitriões, pois é a ele que se pretende agradar.

Num jantar de despedida, de aniversário ou demais comemorações, convêm saber quais os convidados na sua totalidade para que o homenageado se sinta alegre e em casa. Por isso, a organização e preparativos devem ser encarados com seriedade. A seguir veremos o razão e os cuidados.

Em jantares cujo objetivo é reunir pessoas que se conhecem ou desejam conhecer-se, cabe aos anfitriões a prerrogativa de determinar o número e a escolha dos convidados. Os romanos já diziam que, para que haja uma reunião agradável, em torno de uma mesa o número deve ser superior ao das Graças (três pessoas) e inferior ao das Musas (nove pessoas). Assim sendo oito (oito pessoas), que é um número redondo, que admite duas garrafas de vinho (um branco e um tinto), um único serviçal, talheres do mesmo faqueiro (quase sempre de uma dúzia), Culinária viável e mais confortável aos anfitriões, que devem cuidar de seus amigos desde a recepção até a despedida.

Definido o número ideal (que pode variar sutilmente), passemos à seleção dos convidados, pois, disto depende o sucesso ou o fracasso da reunião. Saber selecionar é fundamental para que os convidados se sintam bem reunidos. Evite pessoas que falem demais, em tons alto no falar e nas gargalhadas, distraídas e mal humoradas, beberronas e vulgares, pois, se não cogitados estes quesitos, seu jantar poderá ser uma frustração e um fracasso. O Anfitrião tem necessidade de conduzir a conversa, envolver os que são tímidos ou retraídos, fazendo com que sejam envolvidos na conversa e sintam-se à vontade. Ao anfitrião, que é que idealiza e organiza o evento, cabe o cuidado com o serviço, a qualidade da comida, o relacionamento dos convidados, por fim, o sucesso do jantar.




ImprimirImprimir

2-Recepção e Lugares à Mesa

16/07/2009 ás 11:34:05

Recepção dos Convidados

Os anfitriões quando possível devem receber seus convidados em uma sala que não seja a sala de jantar, servindo alguns aperitivos, integrando e esperados os demais convidados que possam eventualmente atrasar-se, quais devem evitar atrasar-se demasiadamente por respeito aos anfitriões e aos demais convidados, além de atrapalhar o cronograma do banqueteiro ou da cozinheira e o momento de servir e apreciar a comida.


Anunciado o jantar a Anfitriã dirigi-se a sala de jantar e convida os demais a acompanha-la. Direciona quando necessária os convidados aos seus lugares e por fim o Anfitrião entra por ultimo completando o quadro.

Lugares à Mesa


Saber acomodar os convidados a mesa e muito importante dependo do grau de instrução do mesmo, alguns podem sentir-se preteridos (mesmo que esta não seja a intenção do anfitrião). Os lugares de honra à mesa são ao lado direito e, em seguida, ao lado esquerdo da anfitriã para os convidados, e as mesmas posições para as convidadas junto ao anfitrião. Supondo não haver convidados de honra, aos quais, o jantar é oferecido, pois a ambos, pertencem os melhores lugares, isto é, à direita da Anfitriã e do Anfitrião. Se o anfitrião não estiver acompanhado de sua esposa na ocasião, ou caso seja viúvo, solteiro ou divorciado, pode conceder à senhora mais idosa ou à de sua preferência o lugar que caberia à sua esposa, que é o mesmo que considerá-la dona da casa. O mesmo vale à dona de casa, nas mesma situação descrita. Caso sintam-se confortáveis o casais podem sentar-se separados para fluir melhor a conversa e integração.
Como já dito gentilmente a anfitriã conduz cada convidado o lugar que lhe está reservado. Primeiro as senhoras sentam-se e os homens antes de sentar-se ajudam a companheira acomodar-se confortavelmente na cadeira. Em caso de um numero grande de convidados destinar os respectivos lugares com cartões na mesa.



ImprimirImprimir

  • 1 - 2 de 2 Registros
  • |
  • 1

Receba o Ebook!


* Nome:
*  Email:
*  Verificar:


Enquete

O que você considera mais importante em um Evento ?